Dissecando Timbres

Dissecando Timbres: Teclado Korg PA 50 SD

Publicado em Dissecando Timbres, Equipamentos por playtech | 25 de junho de 2012

A KORG é sinônimo de teclado profissional. Fundada há 40 anos, a famosa empresa japonesa tem sido inovadora na fabricação de workstations e de teclados arranjadores profissionais, tornando-se referência no mercado e grande precursora em tecnologia, design e sonoridade.

Agora, ela combinou o melhor dos workstatitions e dos teclados arranjadores e um único sistema, o PA50 SD Professional Arranger. Com a sonoridade premiada da sérite Triton, uma ampla variedade de ritmos programados, um revolucionário sequenciador duplo e recursos sofisticados de programação, o PA50 SD deixa na mãos de uma nova geração de músicos toda uam história de desenvolvimento tecnológico e alcançou um ótimo custo-beneficio no mercado.

A geração de som deste teclado saiu do aclamado sistema TRITON HI, fazendo com que ele soe exatamente como um sintetizador profissional. Possui todos os sons clássicos e traz solos de saxofone, trompete, flauta, guitarra e piano incremetnados e ainda foi incluída uma seleção especial de acordeão e sanfona. Com ele, estão disponíveis 160 memórias de performaces para serem armazenadas em configurações de som que incluem trasnposição de tom, andamento e efeitos.

O PA50 SD possui o XDS Crossfade Dual Sequences, gerando um sequenciador duplo, o que quer dizer é que são dois sequenciadores funcionando totalmente independemte um do outros, podendo rodar juntos e misturar as duas sequencias via um crossfader, com um potenciômetro que se encontra no centro do painel, abaixo do visor. Ele também possui 40 pistas que podem ser tocadas ao mesmo tempo. Cada sequenciado tem o seu próprio grupo de controles e podem ler duas músicas ao memso tempo, diretamente do cartão SD. Você também pode utilizar a conveniente função de Jukebox, permitindo a criação de playlists, onde você escolhe a ordem de execução das músicas.

Ele tem 8 pistas de acompanhamento, duas a mais se compararmos com os modelos anteriores de teclados com auto-acompanhamento, lançcados pela própria Kord. Cada style (ritmo), pode chamar da memória do teclado sua própria performance, com os as justes para as pistaas de acompanhamento, mias quatro regulagens para as pistas de tempo real. Os ajustes e os sons dos 304 ritmos, podem ser livrimente reprogramados e armazenados em sua memória interna, assim como programação de novos ritmos feitos por você.

O sequenciador interno de 16 pistas permite gravação em tempo real ou passo-a-passo. Todas as funções, como Event Edid, Quantize, Transpose, Velocity, Delete, Curt, Insert e Copy, são muito fáceis de serem utilizadas. Enquanto isso, quatro efeitos digitais em estéreo totalmente programáveis podem ser usados ao mesmo tempo, criando uma mixaggem profissional.

Uma grande vantagem do PA 50 5D para workstations tradicionais é que ele permite que você comece sua música aproveitando o sistema de acompanhamento automático, desde uma simples pista de batera ou até um arranjo completo.

O backing sequencer do Pa50 SD permite que você grave a pista de bateria utilizando os ritmos internos, incluindo as viradas, ou grave todo um arranjo aproveitando as 8 partes que compõem um style. Depois de gravado, você pode mudar os acordes, viradas e todos os outros detalhes que fazem total diferença nas composições eno andamento das músicas. O Pa50 SD é a ferramenta perfeita para profissionais que necessitam trabalhar com rapidez.

A capacidade de múltiplas tarefas oferecida por ele tem enorme vantagem sobre os outros sistemas. Com ele você carrega um style enquanto outro ainda toca, ou pode escolher um programa de som enquanto está tocando uma música. Isso torna o processo de trabalho mais natural, onde a tecnologia fica ao seu lado e não no seu caminho.

A Korg colocou na aomplificação do Pa50 SD, a característica de auto loudness, que garante a reprodução do som limpa e precisa. Ele também vem com dois alto-falantes de cone duplo de 10” acomodados em eficientes gabinetes tipo bass reflex, com amplificadores de 15 watts.

Confira um teste com o teclado:

Especificações:
Teclado:
61 teclas sensíveis à velocidade.
Sistema OPOS – Objective Portable Operating System
Sistema Multi-tarefa que permite carregar informações do cartão SD enquanto se toca.
Capacidade de Armazenamento: 8MB internos (equivalente a 20MB em SSD)
SSD – Solid State Disk residente até 20 MB de memória comprimida
Sistema Operacional (OS) atualizável por cartão SD

Geração de Som:
Sistema de síntese HI – Hyper Integrated Synthesis System

Polifonia:
62 vozes, 62 osciladores, filtros com resonância

Capacidade Multitimbral:
40 tracks (2 x 16 no Sequenciador, 4 em Tempo Real e 4 Pads)

Memória de Forma de Onda:
32 Mbyte de ROM PCM com Piano Estéreo

Programas:
Mais de 660 programas (incluindo Piano estéreo e programas GM nível 2) + 32 drum kits, 128
programas do usuário + 64 drum kits do usuário.

Efeitos:
4 sistemas digitais estéreo multi-efeito com 89 tipos de efeitos.

Performances:
160 performances em tempo real, até 304 Styles Performances (cada uma contendo 4
configurações para acesso com um simples toque – STS)

Styles (Ritmos):
Até 304 Ritmos no formato SSD (Solid State Disk – residente), Ritmos de 8 tracks, 4 STS (ajuste
com um toque) por ritmo, 48 memórias para ritmos do usuário, lê ritmos dos modelos antigos
da Série –i da Korg, grava novos ritmos com funções de edição (incluindo Step Edit e Event
Edit)

STS – ajuste por um toque
4 x 304 (memoriza pistas em Tempo Real)

Controles do Ritmo (Style):
4 Variations, 2 Fills, 2 Intros, 2 Endings, Counter In/ Break, Synchro Start/Stop, Tap Tempo/ Reset, Fade In/Out, Bass Inversion, Manual Bass, Tempo Lock, Memory, Accompaniment Volume, Accompaniment Mute, Drum Mapping, Snare & Kick Designation, Single Touch

Controles Gerais:
Master Volume, Ensemble, Octave Transpose, Master Transpose, Split Point, Style Change,
Tracks Volume,Quarter of Tone, Assignable Slider, Joystick, Dial

MultiPad:
4 PADS configuráveis + Botão de Stop (parada)

Song Play:
XDS* Crossfade Dual Sequence player – 2 Seqüenciadores com controles independentes deStart/Stop, Pause, <>FF (avanço rápido); Controle de balanço (estéreo); Letras são apresentadas on-screen (na tela), Função Jukebox, Leitura de arquivos

XDS* Crossfade Dual Sequence player – 2 Seqüenciadores com controles independentes de Start/Stop, Pause, <>FF (avanço rápido); Controle de balanço (estéreo); Letras são apresentadas on-screen (na tela), Função Jukebox, Leitura de arquivos SMF diretamente do cartão SD (formatos 0 e 1)

Songs / Backing Sequence

Sequenciador completo de 16 pistas – formato SMF

Entradas de Controle para Pedais

Damper (pedal de sustain), Assignable (configurável pelo usuário com 2 opções: pedal
contínuo – expressão, ou pedal chaveável – footswitch)

Controles:
Joystick (pitch + modulação), Slider configurável, Pads

Entrada de Áudio:
L/Mono (esquerda/mono), R (direita)

Saída de Áudio:
L/Mono (esquerda/mono), R (direita).

MIDI:
IN, OUT, THRU

Slot para cartão:
Cartões de memória SD

Visor amplo visor luminoso – custom LCD backlit

Amplificador principal: 2 x 15 Watt
Alto-falantes: 2 alto-falantes de 10” com cone duplo (caixa bass-reflex)
Voltagem: Universal com adaptador de energia – Modelo: DSA-0421-S-12 3
Consumo de Energia: 26 Watt

Dimensões: 1.054mm (comprimento) x 393mm (largura) x 150mm (altura)
Peso: 11,25kg

pa50sd
pa

O teclado faz parte do Arraía Musical da PlayTech. Confira as ótimas condições de compra e garanta o seu.

Link

Post Comment

Tags: , ,

© 2014 PlayTech Instrumentos Musicais. Todos os direitos reservados.